terça-feira, 11 de setembro de 2007

Chegando em La Paz - 10/09/2007

Fomos para a rodoviária de Cochabamba pegar o ônibus com saída para 22:45hs, direçao La Paz. Dessa vez nao enganaram a gente, o ônibus foi realmente o que nos foi vendido a passagem, um ônibus de dois andares com 4 eixos.
A passagem custou B$60,00 mais B$2,50 a taxa de embarque, o nome da empresa é "Jumbo Bus Cosmos".

O ônibus saiu com meia hora de atraso, mas saiu. Quando foi de madrugada a vontade de urinar aumentou que eu tive que ir ao banheiro, o meu medo era o banheiro nao estar funcionando, mas fui. Descí a escada e ví uma trouxa de roupa enorme na porta, comecei a empurrar com o pé a trouxa, quando daí a trouxa começcou a se mover sozinho; aí eu ví que nao se tratava de uma trouxa de roupa e sim de uma chola que estava dormindo na porta. Ela se levantou e eu entrei. No banheiro a luz nao funcionava, tive que ser muito habilidoso com meu amigao para nao errar a mira, senao poderia urinar nos meus pés. Acabado saí do babheiro e pedí desculpas a chola e ela voltou para o lugar dela.

Chegamos em La Paz em torno das 6:30hs, fazia aproximadamente 10ºC. Pegamos um táxi e descemos na "Avenida Illampu" para procurar por um hostal, rodamos uns diferentes, até que achamos um de excelente tamanho para a gente.

O nome é "Cruz de Los Andes", fica na Calle Aroma nº216, essa rua é transversal à Avenida Illampu. A diária foi de US$20,00 com serviçvo completo, que daria US$10,00 para cada um a diária. Essa avenida é bem no meio do mitiê, ou seja, é um excelente lugar para se hospedar, pois é perto de tudo.
Quando foi em torno das 10:00hs nós saímos conhecer a regiao e comprar as roupas que necessitávamos para fazer a trilha, conhecer o Monte Chacaltaya e também o Salar de Uyuni.

A rua de maior movimento para os turistas é a "Calle Sagarnaga", no caminho para ela paramos numa agência de turismo para nos informamos sobre a ida à Tiwanaku, ao Vale de La Lluna e ao Monte Chacaltay.
O donos da agência sao um casal super atenciosos, de nomes Juan e Miroslavia. O passeio para Tiwanaku custou B$50,00; o serviço era levar, trazer e um guia explicando tudo, chegando em Tiwanaku sao mais B$80,00 para a entrada do sítio arqueológico.

Eu falei para o Juan(dono da agência) que fecharíamos para Tiwanaku naquele momento, mas para o Chacaltaya deixaríamos para quinta-feira(13/09) quando já estaríamos mais aclimatado.
Juan havia comentado que para quem tinha acabado de chegar em La Paz eu estava super bem, pra que ele foi comentar isso?

Saindo da agência dele, meu coraçao saiu do peito e foi para a cabeça. Comecei a sentir uma dor de cabeça horrível. Eu tinha comprado uma cartela de Sorojchi Pills, entao tomei uma cápsula para ver se melhorava, nao adiantou muita coisa. Comecei a apelar, pois o negócio estava muito feio, tinha um pouco de folha de coca no bolso, peguei um punhado e mandei para a boca; mas nao adianta o troço é simplesmente muito ruim, nao dava mesmo. Entao com isso tive que ficar com uma dor de cabeça de cabeça enorme e náusea também.
Conseguí achar as lojas das quais procurava na Calle Sagarnaga. Lojas que vendem roupas para trilha, com um preço muito mais em conta que no Brasil. Continuamos andando sem comprar nada ainda, pois queria conhecer primeiro o lugar. Fomos descendo a Sagarnaga até o final dela, que acaba na igreja de Sao Francisco.

Entramos para conhecê-la e eu fiquei pasmo com tamanha beleza e perfeiçao que é o seu interior, infelizmente nao pudemos tirar fotos de seu interior porque é proibido. Eu conheço as principais igrejas do Pelourinho(BA), mas nenhuma chega aos pés em matéria de beleza e riqueza comparada com a igreja de Sao Francisco de La Paz.

Saímos da igreja e fomos cambiar dólares, passei em duas lojas de câmbio para me aborrecer, pois eles implicaram com duas notas de US$5,00 que eu tinha, simplesmente porque elas estavam um pouco sujas, entao nao quiseram trocar; assim eu pegava os US$100,00 que queria trocar de volta. Era tudo ou nada. Eles sao muito engraçados, eles exigem que os dólares sejam novos, mas quando trocam por bolivianos, só vem notas velhas e sujas. Teve um agente que teve a cara de pau de recusar uma nota de US$10,00 porque ela tinha sido lavada
Achei uma casa de câmbio que trocou os US$100,00 sem implicar.

Quando saímos da agência estava acontecendo um protesto com milhares de pessoas, tinham muitos policiais na rua. Os manifestantes gritavam, soltavam fogos e até bombas chegaram a ser lançadas.

A partir desse momento ví que realmente estava na Bolívia que todo mundo falava.

Quando amenizou um pouco a situaçao cruzamos o protesto e começamos a subir uma rua, vímos um shopping de nome "Shopping Norte". Achei uma loja de tênis e ví Adidas que no Brasil é vendido por R$699,00 sendo vendido por US$100,00. Pensei, antes de ir embora comprarei pelo menos um par. Nao rodei o shopping nesse dia pois o meu soroche tinha piorado. Eu só queria ir para o hotel descansar. Pegamos um táxi na porta do shopping até o hotel que custou B$8,00.

Quando cheguei no hotel, tomei um banho e deitei. Horas depois já estava menos pior, chamei o Hamilton para fazermos as compras das roupas. Voltamos para a Sagarnaga pois já sabia o que ía comprar e onde.

Primeiro fomos na "Mammut Outdoor" comprar um casaco Wind-stop, custou B$250,00; na mesma loja comprei também um calça segunda pele tipo polar por B$130,00.
Em seguida fomos na "High Camp-Bolivia", comprei um casaco tipo fleece por B$60,00.
Em seguinda fomos na "Elma Tours Adventures", comprei um casaco impermeável com capuz por B$265,00 e um par de luvas por B$50,00.
Assim só ficava faltando as mochilas.

Endereços:

Hospedaje Cruz de Los Andes
Calle Aroma nº216, Zona Rosario
essa hospedagem é esquina com a Avenida Illampu (se diz: Abenida Ilhampu)

Alberth Bolivia Tours

High Camp-Bolivia
Calle Sagárnaga nº189 - loja 101 - Edif. Michel
Falar com Glória

Fair Play Store (loja de tênis)