sábado, 15 de setembro de 2007

Segundo dia em La Paz - 11/09/2007

A noite foi um pouco difícil pois a dor de cabeça nao passava.
Acordamos às 7:00hs, tomamos café e esperamos o micro-ônibus chegar para nos levar à Tiwanaku.
Quando foi 8:30hs todos já estavam no ônibus e partimos em direçao ao sítio arqueológico de Tiwanaku.
Na entrada, primeiro sao visitados dois museus os quais o guia vai explicando todas partes, salas, monolitos e outras coisas. A explicaçao do guia é totalmente esclarecedor com as dúvidas que surgem a respeito do povo pré-incaico.

Em seguida fomos para o sítio arqueológico de Tiwanaku.
É um lugar simplesmente mágico, é possível sentir além do soroche a energia que esse lugar emana.
Várias perguntas vem a sua mente no momento da visita.
Como eles eram? Quem eram eles realmente? Como eles foram dizimados? De onde veio tamanha sabedoria para as construçoes? E muitas outras perguntas vem à mente.

Eu ví algumas pessoas comentando na internet que é possível conhecer Tiwanaku desvinculado de uma agência. Eu acho que é uma economia burra. Ir para Tiwanaku e nao ter explicaçoes dos significados das pedras, as posiçoes delas, os desenhos que elas contém, é apenas ver um monte de pedras.


Entao a minha opiniao é a seguinte: contrate uma agência, nao é caro, custa só B$50,00, o que dá em média R$13,00.

Após a visita o guia nos leva a um restaurante em Tiwanaku mesmo para almoçarmos. Comemos um bife de llama com arroz, batata e salada(bisteck de llama con arroz, papas fritas y ensalada). A carne de llama estava aprovada, mas o prato em geral foi ruim, pois só comó o bife de llama e o arroz, a batata era óleo puro. A conta nao foi barata, deu B$20,00 para cada.

A volta para La Paz é possível ver ao longe as Cordillheira dos Andes, é uma imagem simplesmente linda.

Na entrada de La Paz o motorista pára o ônibus para tirarmos fotos de La Paz.
Eu coloquei algumas fotos de La Paz para que vocês mesmos cheguem a uma conclusão do que parece La Paz.


Chegamos ao hotel, descansei um pouco, Quando foi à noite eu ía ao Shopping Norte para procurar alguma loja que pudesse ter a mochila que estava procurando, mas no caminho parei em uma agência de turismo o qual tinha visto umas mochilas penduradas, pensando que ele poderia estar vendendo.
O dono disse que as mochilas eram de segunda mao, entao ele me indicou uma loja na "Calle Graneros nº395", o qual poderia achar boas mochilas.
No caminho ví uma loja da FairPlay, aquela que vende tênis e já fiquei decidido de passar nela para comprar tênis.
Fui até a loja de bolsas. O gerente Miguel me mostrou todas as mochilas e realmente tinha boas mochilas, da marca Nikko e outras. Mas nao achei nenhuma que se adequasse à minha necessidade e gosto. Para quem for comprar mochila por là eu aviso que é somente em dinheiro que a maioria das lojas trabalham.

Saindo dela fui à FairPlay que fica na "Avenida Illampu" esquina com a Calle Graneros, fui atendido pelo Elio.
Como eu já havia comentado, um tênis da Adidas que é vendido à R$599,00 estava US$107,00 nessa loja. Perdí a linha e comprei dois pares, um que custou US$107,00 e ou por US$83,00. O bom é que pode pagar com cartão de crédito.

3 comentários:

varejante disse...

Oĺa, tenho uma duvida em relacao a vestimentas. Estou pensando em comprar anorak(agasalho) durante a viagem (chile-peru-bolivia) é facil encontrar este tipo de roupas ? É mais barato ?

Joao

Leandro disse...

É fácil se você souber onde procurar.
Pegue as referências que eu coloquei da Bolívia que você irá comprar as coisas boas e baratas. Vá com o mapa da mina traçado para não perder tempo.
No Chile eu não sei como é, mas acredito que as coisas por lá são bem mais cara, agora no Peru em Cusco é possível achar tudo do bom e do melhor.
Na Bolívia, em La Paz na Calle Sagarnaga.
Veja aquí

Anônimo disse...

Boa tarde Leandro

Parabens pela sua ideia deste blog pois, de todos que estou pesquisando o seu e o mais atual e informado.

A minha ideia e sair de Bh/corumba e fazer todo o trecho ate machu pichu de via terrestre.
Gostaria de fazer contato com vc via email. o meu e michel.campos@masterturismo.com.br e se possivel para pegar algumas informaçoes basicas e mais atuais ....