quarta-feira, 18 de julho de 2007

Tragédia com o TAM JJ3054

Saindo do contexto desse blog irei colocar o meu pensamento sobre a tragédia desse vôo.

Ontem aconteceu a tragédia do TAM vôo JJ3054, uma acontecimento que paralisa o Brasil.
Coisas que infelizmente poderiam ter sido evitadas, se medidas preventivas drásticas tivessem sido tomadas. O enunciado já vinham acontecendo, um dia antes dessa tragédia, um ATR-42 da empresa de aviação regional Pantanal, derrapou na pista molhada indo parar na grama.
No ano passado um 737 da BRA quase pára na Washington Luís após ter varado a pista e derrapado.
Não é possível que com todos esses chamados, autoridades competentes de prevenção de acidentes aéreos não tenham tomado nenhuma medida para que tal coisa acontecesse.
Eu leio relatórios de acidentes e incidentes aéreos para uma análise pessoal e vejo que muitos dos fatos poderiam ter sido evitados se atitudes humanas corretas tivessem sido tomadas como forma de prevenção.
Quando eu cito sobre atitudes humanas, não estou me referindo a apenas atitudes de dentro da cabine de comando, mas também as de fora.
Quando vejo coisas assim as pessoas vão à Infraero procurar saber sobre o fato ocorrido, sendo que nesses casos a Infraero lava as mãos, já que ela diz que acidente aéreo não faz parte de sua responsabilidade, mas nesse caso não terá como ela fugir da raia, pois se ficar constatado que realmente foi a falta de segurança da pista que ocasionou o acidente do TAM JJ3054, ela terá que responder por seus atos.
A verdade é que é que essa tragédia já estava anunciada para acontecer, só não tinha data marcada.
Mais uma vez, na minha opinião eu responsabilizo as pessoas da alta esfera da administração aeroportuária que tem com função aprovar ou reprovar o uso da pista de aeroporto de Congonhas, pois esses podiam ter evitado isso tudo se eles tivessem encerrado as operações para pouso e decolagem enquanto as boras não tivessem sido concluiídas por completo.

Fica aquí os meus sentimentos para todos os parentes, amigos e colegas de trabalho dos mortos nessa tragédia.

Nenhum comentário: