sábado, 20 de outubro de 2007

Segundo dia em Cusco - 16/09/2007

Acordamos em torno de 9:00hs. Fomos até a Calle Procuradores, onde tem uma concentração restaurantes muito boa, para tomar café da manhã. O café sai por S$6,00 em média.
Saindo do restaurante fomos andar na Plaza de Armas, chegando nela vímos que estava tendo desfile cívico. Depois ficamos sabendo que todo domingo tem desfile cívico em Cusco. O povo peruano é muito nacionalista, uma coisa muito legal de se ver.
Apresentação de escolas, exército e outros. Agora veja a diferença, no Brasil é uma vez por ano e o pessoal desfila por pura obrigação, em Cusco é todo domingo e você vê que o pessoal faz aquilo com prazer. Todos os parentes estão presentes, fotografando e filmando, muito legal mesmo.
Acabando o desfile fomos andar um pouco mais pela praça e redondezas.

Cusco é lindo demais, uma cidade maravilhosa.

Em qualquer lugar de Cusco que se vai tem história, muita história.
Entrando nas ruas ao redor da Plaza de Armas é possível ver construções espanholas feitas em cima de construções incas. As igrejas são maravilhosas, cada uma mais linda que a outra e olha que nesse dia a gente não entrou em nenhuma.
Após termos rodado algumas ruas já estava na hora do encontro que teríamos com o vendedor do passaporte do City Tour, fomos ao encontro dele e ele nos levou até o ponto em que saía o micro ônibus do passeio.
Todo mundo embarcado, entra o guia ele se apresenta em espanhol e inglês e partímos para o tour. Esse passeio começa pelo centro urbano de Cusco e o primeiro ponto histórico que paramos é o Qorikancha.
Qorikancha não faz parte do passaporte, é necessário pagar S$6,00 para conhecer esse lugar.
Esse lugar na verdade é o Convento de Santo Domingo, a igreja muito boazinha na época, mandou destruir um templo inca enorme que fica no centro de Cusco para construir essa igreja, muito legal da parte da igreja, não acham?
Bem, eles aproveitaram toda base e construção inca para levantar esse convento, mas deixaram várias coisas incas originais dentro do convento, em todo de todo mal ainda restou coisas boas nos atos da igreja.
Vejam bem, não estou falando mal da igreja católica de hoje, mas naquela época eles não foram nenhum santinho.
Visitar Qorikancha é um começo maravilhoso de imersão na cultura inca. Vale muito a pena conhecer esse lugar.

Voltamos para o ônibus e o destino agora era Sacsayuaman. Esse lugar é na parte alta de Cusco.

Sacsayuaman é simplesmente maravilhoso.

O lugar é colossal, é difícil de acreditar nos primeiros minutos o tamanho todo em que você se encontra, é possível se sentir um formiga. É um lugar colossal.
As paredes são feitas no formato de raio, em cada curva do lugar são rochas que medem em média 8 metros de altura e pesam em torno de 100 à 120 toneladas; estou falando de apenas uma rocha, lembrando que são várias em Sacsayuaman com essa característica.
É possível apreciar a perfeição das obras incas em escala gigante, o qual eles encaixavam as rochas perfeitamente umas nas outras, sem deixar nenhum vão entre as mesmas.
Depois de ouvir as explicações do guia pudemos caminhar e conhecer Sacsayuaman.

Voltamos para o ônibus e o destino agora era Q'enqo.
Nesse lugar a visita é rápida, uma explicação do guia sobre o lugar e uma volta por dentro do túnel feito pelos incas. Q'enqo era um lugar sagrado para os incas, feito para os homens mais importantes de Cusco poderem fazer o seu culto e provavelmente poderem conversarem sobre o o rumo ser tomado pelos incas.

De volta para o ônibus, agora o destino é Puca Pucara, mas é uma visita feita de longe, ou seja, o guia explica sobre o lugar e você tem a oportunidade de tirar fotos de longe. Vendo bem, Puca Pucara não tem mesmo muito pra ver.
Voltamos para o ônibus e o destino agora era "Tambomachay", é bem próximo a Puca Pucara. Na entrada de Tambomachay tem uma guarita o qual um funcionário do sítio fura o passaporte, o ônibus fica do lado de fora e é necessário caminhar um pouco até o sistema de aqueduto. Simplesmente impressionante Tambomachay, um lugar feito para o culta da água e dizem também que o imperador gostava de repousar por alí.

Ver como funciona perfeitamente todo sistema de água até hoje é perfeito.
O guia chama o grupo e explica sobre o lugar, aliás todas as explicações são realmente muito esclarecedoras e muita aula de história.
Após conhecer Tambomachay a gente regressa para o ônibus, o destino agora era Cusco para o fim do passeio, mas antes uma parada numa venda que provavelmente é parente do guia do passeio, mas é um bom lugar para poder comprar alguma lembrança, mas não se anime muito, comprei um jogo de xadrez para o meu filho e no dia seguinte ví um igual por menos da metade do preço em Pisaq.

Nenhum comentário: