
Saindo do restaurante fomos andar na Plaza de Armas, chegando nela vímos que estava tendo desfile cívico. Depois ficamos sabendo que todo domingo tem desfile cívico em Cusco. O povo peruano é muito nacionalista, uma coisa muito legal de se ver.
Apresentação de escolas, exército e outros. Agora veja a diferença, no Brasil é uma vez por ano e o pessoal desfila por pura obrigação, em Cusco é todo domingo e você vê que o pessoal faz aquilo com prazer. Todos os parentes estão presentes, fotografando e filmando, muito legal mesmo.
Acabando o desfile fomos andar um pouco mais pela praça e redondezas.
Cusco é lindo demais, uma cidade maravilhosa.

Entrando nas ruas ao redor da Plaza de Armas é possível ver construções espanholas feitas em cima de construções incas. As igrejas são maravilhosas, cada uma mais linda que a outra e olha que nesse dia a gente não entrou em nenhuma.
Após termos rodado algumas ruas já estava na hora do encontro que teríamos com o vendedor do passaporte do City Tour, fomos ao encontro dele e ele nos levou até o ponto em que saía o micro ônibus do passeio.
Todo mundo embarcado, entra o guia ele se apresenta em espanhol e inglês e partímos para o tour. Esse passeio começa pelo centro urbano de Cusco e o primeiro ponto histórico que paramos é o Qorikancha.

Esse lugar na verdade é o Convento de Santo Domingo, a igreja muito boazinha na época, mandou destruir um templo inca enorme que fica no centro de Cusco para construir essa igreja, muito legal da parte da igreja, não acham?
Bem, eles aproveitaram toda base e construção inca para levantar esse convento, mas deixaram várias coisas incas originais dentro do convento, em todo de todo mal ainda restou coisas boas nos atos da igreja.
Vejam bem, não estou falando mal da igreja católica de hoje, mas naquela época eles não foram nenhum santinho.
Visitar Qorikancha é um começo maravilhoso de imersão na cultura inca. Vale muito a pena conhecer esse lugar.
Voltamos para o ônibus e o destino agora era Sacsayuaman. Esse lugar é na parte alta de Cusco.
Sacsayuaman é simplesmente maravilhoso.

As paredes são feitas no formato de raio, em cada curva do lugar são rochas que medem em média 8 metros de altura e pesam em torno de 100 à 120 toneladas; estou falando de apenas uma rocha, lembrando que são várias em Sacsayuaman com essa característica.

Depois de ouvir as explicações do guia pudemos caminhar e conhecer Sacsayuaman.
Voltamos para o ônibus e o destino agora era Q'enqo.

De volta para o ônibus, agora o destino é Puca Pucara, mas é uma visita feita de longe, ou seja, o guia explica sobre o lugar e você tem a oportunidade de tirar fotos de longe. Vendo bem, Puca Pucara não tem mesmo muito pra ver.


Ver como funciona perfeitamente todo sistema de água até hoje é perfeito.
O guia chama o grupo e explica sobre o lugar, aliás todas as explicações são realmente muito esclarecedoras e muita aula de história.
